Homenagem e Memória Sindical

Trabalhadores do setor químico, plástico e fertilizantes entregam reivindicações ao Grupo CEAG-10 da FIESP
06/10/2025
Químicos da Força participam do 8º Congresso Sindical do IGBCE na Alemanha
23/10/2025

Homenagem e Memória Sindical

No último sábado, 04 de outubro de 2025, dia de São Francisco de Assis, o Sindicato dos Químicos de Rio Claro e Região teve a honra de receber a família de Djalma de Paula, nosso ex-presidente e presidente emérito.

Um Encontro Emocionante

Em um encontro repleto de emoção e história, relembramos a trajetória de luta que começou com a fundação da associação em 1961, a transformação em sindicato em 1963 e as grandes conquistas ao longo do caminho, como a aquisição da sede própria em 1991, sob a presidência de Djalma.

  • Reconhecer e valorizar os desbravadores é essencial.
  • Djalma de Paula foi um exemplo disso: cuidou do sindicato e, por consequência, de cada trabalhador e trabalhadora.

Foram momentos marcantes, com relatos emocionantes de familiares e da diretoria, que enfatizaram a importância da memória, da luta contínua pela justiça social e da valorização da classe trabalhadora.

Um exemplo de determinação, trabalho e luta em defesa da classe trabalhadora.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Rio Claro e Região celebrou a trajetória de seu ex-presidente e presidente emérito, Djalma de Paula.

Em reconhecimento a essa história, a sala de reuniões do sindicato – o espaço onde Djalma tomou grandes decisões e promoveu avanços – passou a se chamar oficialmente seu nome, tornando-se também a atual sala de atendimento sindical.

A família expressou a importância dessa homenagem e agradeceu ao presidente da entidade, Francisco Quintino, pela sensibilidade em eternizar esse legado em nome de toda a categoria.

Uma justa homenagem a quem sempre esteve na linha de frente das lutas sindicais.

Francisco Quintino
Presidente do Sindicato dos Químicos de Rio Claro e Região