História

Domingos Antônio Teco foi o criador da nossa associação em 11/01/1961 e do nosso Sindicato em 27/07/1963. Apesar de ser cassado e preso durante a revolução de 1964, Teco fez história no Sindicato, sempre reivindicando melhores benefícios e condições aos trabalhadores. Após deixar a presidência, ele ainda atuou como tesoureiro durante quatro anos (1987 a 1991), até se desligar completamente da entidade. Em seus 24 anos de mandato, Teco deixou a sua marca luta e muitas vitórias aos plásticos, químicos e farmacêuticos de Rio Claro e região. Entre 1982 e 1987, o STI de Rio Claro desenvolveu suas atividades numa sala alugada na sede do Sindicato da Alimentação e afins de Rio Claro. Nestes cinco anos, as duas entidades compartilharam articulações, informações, atividades e muita experiência. Estes anos renderam muita afinidade e amizade entre os membros das suas entidades. Esta parceria permanece ainda hoje e contribui para o crescimento e destaque dos trabalhos realizados pelo STI de Rio Claro.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico, Químicas e Farmacêuticas de Rio Claro e Região é uma entidade que se destaca por suas realizações, caracterizada pelo seu compromisso, pela seriedade e pela luta em benefício dos trabalhadores. A representatividade do Sindicato é reforçada por meio dos diversos trabalhos desenvolvidos nas áreas jurídica, de questões raciais, de saúde, meio-ambiente, e com oferta de cursos de qualificação e requalificação profissional. Como o setor químico engloba atividades de risco, a preocupação da entidade com a saúde do trabalhador é evidente. Todas as conquistas firmam o desafio e o respeito do Sindicato dos Químicos de Rio Claro, ao longo de mais de 50 anos, diante das responsabilidades do movimento sindical.


Francisco Carlos Quintino da Silva

Em 2015 Francisco Carlos Quintino da Silva assume a presidência, buscando o caminho do diálogo entre o setor patronal e os trabalhadores, para preservar direitos e buscar a contínua melhoria das relações trabalhistas. Em 2019, em parceria com o Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas do INSS – SINDNAPI, traz para a sede do Sindicato dos Químicos em Rio Claro, o Posto de Atendimento Digital do INSS, de forma a facilitar o acesso aos pedidos de aposentadoria, pensão e salário maternidade, aos trabalhadores e à população em geral.


Djalma de Paula

Em 1987 assume o então presidente, Djalma de Paula. A primeira conquista da gestão do presidente foi a compra de uma sede própria para a entidade, nesse mesmo ano. A casa adquirida foi ampliada e hoje possui salas amplas e bem distribuídas, inclusive consultório odontológico para os trabalhadores associados, além de contar com um auditório que comporta 100 pessoas. Crises e problemas econômicos sempre vão existir, mas o que interessa é a luta pelo trabalhador.