Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho e a busca por um ambiente de trabalho seguro

Djalma de Paula, felicita a FEQUIMFAR pelos 65 anos.
24/04/2023
FEQUIMFAR dá início a Curso de Formação Sindical
28/04/2023

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho e a busca por um ambiente de trabalho seguro

No dia 28 de abril, é lembrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho. Nessa data, em todo o mundo há mobilizações e manifestos para chamar atenção para a importância da segurança no ambiente de trabalho.

Infelizmente, muitos trabalhadores ainda adoecem devido à falta de planejamento, organização, treinamentos e, em resumo, gestão adequada no local de trabalho. Investir em políticas de saúde e segurança do trabalhador tem custo, mas os benefícios são imensuráveis.

Prevenir acidentes de trabalho significa evitar que o trabalhador adoeça; significa evitar que a família perca um ente querido; significa evitar que o empregador perca mão de obra qualificada e ainda tenha que responder às responsabilidades civil e criminal na justiça, bem como deixe de receber certificação de responsabilidade social, no caso de haver imprudência do empregador diante do levantamento dos fatos.

Já não tem mais saúde e SUS que consigam arcar com tantos curativos; não há Previdência que consiga assumir tantos benefícios. São gastos que poderiam ser aplicados para outros afins, desde que nossos trabalhadores e trabalhadoras não adoeçam nos ambientes de trabalho.

É urgente fortalecer as fiscalizações do Ministério do Trabalho e a pesquisa de órgãos como a Fundacentro para garantir que as empresas cumpram as políticas de saúde e segurança no trabalho.

Não podemos esperar apenas pelos governos e empresas para promover a segurança no ambiente de trabalho, é preciso que o movimento sindical, os trabalhadores e a sociedade civil também façam sua parte.

Devemos ter um controle social forte, qualificado e com conhecimentos, para garantir que os trabalhadores sejam respeitados e punir aqueles que não cumprem com as políticas de saúde e segurança. Afinal, os trabalhadores não são objetos descartáveis, são seres humanos que merecem respeito e dignidade.

Ações regressivas devem ser tomadas contra aqueles que não cumprem com a segurança, e precisamos trabalhar juntos para promover um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos.

Diante disso, a FEQUIMFAR, por meio do Departamento de Saúde do Trabalhador, resgata e valoriza todos as lutas investidas para prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

João Scaboli, diretor do departamento de saúde do trabalhador da FEQUIMFAR, membro do CNS pela Força Sindical e vice-presidente do DIESAT