FEQUIMFAR e Sindicatos filiados discutem a Política Nacional de Saúde do Homem

𝐎 𝐝𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐌𝐚𝐧𝐝𝐞𝐥𝐚
18/07/2022
Redução de ICMS dos combustíveis: uma medida eleitoreira e ineficaz
26/07/2022

FEQUIMFAR e Sindicatos filiados discutem a Política Nacional de Saúde do Homem

A FEQUIMFAR, por meio do Departamento de Saúde do Trabalhador e Departamento de Mulheres e Identidade de Gênero, realizou hoje Encontro Virtual “Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem”.

O evento foi coordenado pelo secretário geral da Federação dos Químicos, Edson Dias Bicalho, e contou com a presença de lideranças da FEQUIMFAR, Sindicatos filiados e convidados, entre eles, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto.

Em sua fala, Pigatto parabenizou a iniciativa da Federação dos Químicos pela realização do evento e disse que o Conselho Nacional de Saúde tem trabalhado a promoção da saúde nas diversas populações e reforçado a luta contra o desmonte das políticas nacionais, diretrizes que foram dialogadas e aprovadas em conferências com participação popular e são referências para atuação do governo.

Laura Santos, coordenadora do Departamento de Mulheres e Identidade de Gênero e diretora do STI Itapetininga, falou da promoção da saúde do homem e a importância de ser um multiplicador na base.

Jurandir Pedro de Souza, diretor financeiro da FEQUIMFAR e presidente do STI Itapetininga, falou sobre a necessidade de desenvolver ações que contribuam com a prevenção.

Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR e vice-presidente da Força Sindical, destacou a importância do SUS e o exemplo desse Sistema para o mundo.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que tem o objetivo de promover ações que contribuam para a compreensão e incentivo dos cuidados com a saúde do homem, foi abordada porEduardo Bonfim da Silva, coordenador técnico do DIESAT, e Rogério de Jesus Santos, membro da Equipe Técnica do DIESAT. Eles falaram também sobre a importância do movimento sindical ocupar os espaços nos Conselhos municipais, estaduais e federal fortalecendo o seu papel no controle social.

João agradeceu a iniciativa da FEQUIMFAR, participação dos Sindicatos filiados e apoio do DIESAT em um evento tão importante: “o debate e o conhecimento nos ajudam a avançar na promoção da saúde, tirando do papel as políticas, fortalecendo o controle social”.