Químicos da Força presentes em encontro com a Ministra das Mulheres na Força Sindical

Reunião com assessoria e departamentos da FEQUIMFAR discute atividades em 2024
26/02/2024
Trabalhadores do setor industrial farmacêutico aprovam Pauta de Reivindicações
01/03/2024

Químicos da Força presentes em encontro com a Ministra das Mulheres na Força Sindical

Lideranças da FEQUIMFAR e Sindicatos dos Químicos de Itapetininga, Guarulhos, Sorocaba, Itatiba, São Carlos, Jaguariuna, Rio Claro, e Itapecerica da Serra participaram hoje, 27 de fevereiro, do Encontro Nacional de Mulheres e Gênero da Força Sindical realizado no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

O evento contou com a presença da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e o debate sobre Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens, Misoginia e Políticas de Cuidados.

Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR e vice-presidente da Força Sindical, representou o companheiro Miguel Torres, presidente da Central, que esteve ausente devido a agenda com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho

Em sua fala, Serginho destacou as ações do primeiro ano do Governo Lula, entre elas a defesa da democracia, a retomada da política de valorização do salário mínimo, retomada de políticas de moradia popular, recursos para reindustrialização, retomada do diálogo tripartite, a lei de igualdade salarial, entre outras.

“Precisamos avançar na revisão da reforma trabalhista, no fortalecimento dos sindicatos, na correção da tabela do imposto de renda e na valorização das aposentadorias. O movimento sindical tem um papel fundamental para fazer valer a lei de igualdade salarial! Temos de desenvolver uma forte ação sindical pela igualdade”, disse Serginho.

A ministra Cida Gonçalves reforçou sobre a importância da pauta do governo voltada para igualdade salarial entre homens e mulheres (Lei nº 14.611/23) e combate a violência contra a mulher (feminicídio).

“Fizemos a luta para elaborar a Lei, aprová-la e, agora, a questão é implementá-la nas empresas”, relatou.

De acordo com ela, o governo delegou ao Ministério das Mulheres a missão de elaborar debates com a sociedade, visando estabelecer e buscar soluções democráticas para as demandas de gênero. “Precisamos sempre pedir respeito e direitos”.  

“Valorizar a mulher é demonstrar civilização e respeito com todos”, finalizou.

Maria Auxiliadora dos Santos, secretária nacional de Políticas para as Mulheres e Gênero da Força Sindical e presidente do STTI Instrumentos Musicais e Brinquedos, ressaltou a importância do evento com participação de mulheres sindicalistas, militantes e trabalhadoras. “Um importante momento para debatermos sobre as políticas públicas voltadas para as pautas das mulheres”.

Auxiliadora adianta que no dia 1º de março será realizada a primeira atividade do “Março Mulher”, com panfletagem em frente a estação do Metro/Trem do Brás (SP). “Nossa intenção é informar e conscientizar a sociedade sobre as pautas de interesse das mulheres”, explica a sindicalista.

A economista, Marilane Oliveira Teixeira fez uma palestra sobre ações para implementar a Lei sancionada pelo presidente Lula de igualdade salarial entre homens e mulheres nas convenções coletivas.

Marilene ressaltou que apesar das mulheres em sua maioria serem mais qualificadas que os homens elas recebem remuneração menor.

“A maioria das empresas está longe de praticar a igualdade salarial entre homens e mulheres, e o movimento sindical tem papel fundamental para identificar e cobrar que essas empresas que ainda não implementaram, cumpram o que é determinado na Lei”, acrescenta Marilane.

Fonte: com informações da Força Sindical.

Fotos: Marcos Santos.