Senado aprova projeto que garante igualdade salarial entre homens e mulheres

Nota – Centrais reivindicam que Senado aprove PL 1085 (igualdade salarial) sem alterações
01/06/2023
Brasil em reconstrução: uma agenda de curto, médio e longo prazo
06/06/2023

Senado aprova projeto que garante igualdade salarial entre homens e mulheres

O plenário do Senado Federal aprovou hoje, dia 1º de junho, projeto que garante a igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função (PL 1.085/2023).

Emocionada, Maria Auxiliadora dos Santos, secretária nacional de políticas para mulheres e gênero da Força Sindical, coordenadora do Departamento de Mulheres e Identidade de Gênero da FEQUIMFAR e presidente do STTI Instrumentos Musicais e Brinquedos, destaca que a equiparação salarial entre homens e mulheres é uma reivindicação antiga da classe trabalhadora.

“Desde o início dos anos 80 lutamos para que homens e mulheres que exerçam a mesma função dentro da empresa tenham os mesmos salários”, disse Auxiliadora que participou de todos os debates e da construção desta luta que representa uma grande vitória no enfrentamento à desigualdade no ambiente de trabalho.

A proposta, que já passou pela Câmara dos Deputados, foi apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 8 de março, durante a celebração do Dia Internacional da Mulher. Agora, ela segue para sanção do presidente.

Com informações da Agência Senado.